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Indicadores de Qualidade

  Indicadores de qualidade, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators).

Muitos gestores falam dos indicadores de qualidade, mas afinal, o que são indicadores de qualidade?

    Indicadores de qualidade, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators) são ferramentas aplicadas para fazer o acompanhamento e a medição do desempenho de uma organização, permitindo a visualização de produtos ou serviços entregues fora dos procedimentos determinados, possibilitando também a análise de produtos e serviços que estão conformes e se estão suprindo ou até mesmo superando as expectativas dos clientes.

    Com o uso de indicadores de qualidade é possível obter diversas vantagens, como por exemplo, a qualidade dos serviços prestados, informações que auxiliam nas tomadas de decisões, tendo como base planejamentos adequados e o desempenho positivo perante uma situação de desaprovação.
    Os Indicadores utilizados com mais frequência são os Indicadores de Eficiência, tem como finalidade medir a quantidade de recursos necessários para atuação da produção, possibilitando a identificação de desperdícios, resultando em uma maior produtividade. Indicador de Eficácia, que consiste em uma pesquisa para saber o grau de satisfação dos clientes e o que poderia ser feito para melhorar, afinal, em
um sistema de gestão é fundamental saber o que os clientes esperam do produto/serviço. O Indicador de Efetividade tem como objetivo saber se a funcionalidade do produto ou serviço realmente acontece, assim como o Indicador de eficácia é possível ter esse retorno através de pesquisas de satisfação e uma pesquisa de mercado. O Indicador de Atendimento, responsável pelo bom relacionamento com os clientes, tendo feedbacks reais e conquistando a lealdade, torna a organização uma instituição que preza a opinião dos consumidores, focando sempre na melhoria contínua e o quinto indicador, mas não menos importante, é o Indicador de Segurança, essencial para manter a integridade e segurança do cliente, sendo responsável por atender todas as exigências de certificações, medidas de segurança e normas nacionais e internacionais.
    Após obter respostas pelos indicadores de desempenho, você poderá desenvolver um plano estratégico que seja voltado para o crescimento da organização de modo competitivo. Vale pensar nos indicadores de qualidade como fase de crescimento, tendo informações de identificação de falhas, melhoria de processos e ganho de competitividade no mercado. O uso de indicadores tem como finalidade a identificação de pontos críticos do negócio e pontos que influenciam a qualidade do produto/serviço. Com os resultados

13 de junho de 2022

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