• Nenhum produto no carrinho.

Os benefícios da ISO 9001

A ISO 9001 é uma norma que estabelece os requisitos para um sistema de gestão da qualidade.

A ISO 9001 é uma norma que estabelece os requisitos para um sistema de gestão da qualidade.

Ele ajuda empresas e organizações a serem mais eficientes e melhorarem a satisfação do cliente.

O que é um Sistema de Gestão ?

Um sistema de gestão é uma forma de definir as operações de uma organização para ajudá-la a atingir seus objetivos.

Então, o que é um sistema de gestão de “qualidade ” ?

Um sistema de gestão da qualidade é uma forma de definir como uma organização pode atender aos requisitos de seus clientes e outras partes interessadas afetadas por seu trabalho. Outras normas ISO examinam outros tipos de sistemas de gestão, como a ISO 14001 para gestão ambiental ou a próxima ISO 45001 para gestão de saúde e segurança ocupacional.

A ISO 9001 é baseada na ideia de melhoria contínua. Ele foi projetado para ser flexível o suficiente para uso por muitos tipos diferentes de organização, portanto, não especifica quais devem ser os objetivos relacionados à “ qualidade ” ou “ atender às necessidades do cliente ”. Em vez disso, exige que as organizações definam esses objetivos e melhorem continuamente seus processos para alcançá-los. Uma vez atingidas essas metas, elas devem ser reavaliadas… em busca de melhoria contínua.

Um bom sistema de gestão da qualidade pode trazer benefícios para organizações de todos os portes e setores, desde o pequeno fabricante de peças de bicicletas até um hospital que emprega 5.000 pessoas. De fato, quando a ISO 9001:2015 foi revisada, uma das principais melhorias foi torná-la acessível a todos os tipos de empresas, incluindo organizações orientadas a serviços.


beneficios da iso 9001
 Que benefícios trará para minha empresa ou organização

A implementação de um sistema de gestão da qualidade irá ajudá-lo a:

      • Avaliar o contexto geral da sua organização para
        definir quem é afetado pelo seu trabalho e o que eles esperam de você. Isso permitirá que você exponha claramente seus objetivos e identifique novas oportunidades de negócios.
      • Coloque seus clientes em primeiro lugar, certifique-se de atender consistentemente às suas necessidades e sua satisfação. Isso pode levar a clientes recorrentes, novos clientes e aumento de negócios para sua organização.
      • Trabalhe de forma mais eficiente, pois todos os seus processos serão alinhados e compreendidos por todos na empresa ou organização. Isso aumenta a produtividade e a eficiência, reduzindo os custos internos.
      • Atender aos requisitos estatutários e regulamentares necessários.
      • Expandir para novos mercados, pois alguns setores e clientes exigem a ISO 9001 antes de fazer negócios.
      • Identifique e trate os riscos associados à sua organização.

Devo ser certificado?

A certificação da ISO 9001 não é um requisito e você pode usar o padrão para melhorar a maneira como trabalha sem ser certificado. No entanto, a certificação de terceiros – quando um organismo de certificação independente audita suas práticas em relação aos requisitos da norma – é uma forma de sinalizar aos seus compradores, clientes, fornecedores e outras partes interessadas que você implementou a norma corretamente.

Para algumas empresas, no entanto, a certificação de terceiros pode ser um requisito. Por exemplo, alguns governos ou órgãos públicos só podem contratar fornecedores certificados pela ISO 9001.

Embora desenvolva e publique a norma, a ISO não realiza a certificação.

fonte: iso.org

5 de julho de 2022

0 respostas em "Os benefícios da ISO 9001"

Deixe sua mensagem

Template Design © VibeThemes. All rights reserved.

Menus de configuração no Painel de Administração

Hide picture