A não conformidade, conforme a norma ABNT NBR ISO 9001:2015, é um “não atendimento” de um requisito. Neste artigo, será discutido como fazer o tratamento de não conformidade identificando as causas-raizes do problema, assim como implementar as ações corretivas e avaliar sua eficácia, buscando a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade.
A identificação de uma não conformidade pode ser feita por qualquer membro da organização e pode ocorrer em diferentes pontos no sistema de gestão e nas operações.
As não conformidades podem ser identificadas por meio de:
- Ausência de registros;
- Documentação do sistema da qualidade inadequada ou inexistente;
- Reclamações de clientes;
- Análise crítica pela alta direção;
- Auditoria interna e externa, dentre outros meios.
A descrição da não conformidade deve ser de forma sucinta e clara, e as evidências, devem ser documentadas listando os documentos, materiais ou qualquer item onde ocorreu a constatação da não conformidade.
A criticidade da não conformidade pode ser classificada como:
- Maior: quando não há o atendimento a um requisito especificado ou quando procedimentos estabelecidos não são seguidos, gerando falhas que comprometem o sistema de gestão da qualidade. Impactam diretamente o cliente e comprometem a imagem da organização;
- Menor – quando há falta de alguma instrução ou procedimento e não apresente impacto nos processos ou clientes.
Mediante a avaliação da criticidade da não conformidade, deve-se definir:
- Se houve impacto nos requisitos acordados e se o cliente deve ser notificado;
- Se houve impacto sobre o sistema de gestão da qualidade;
- Se a ação imediata pode ser conduzida.
A ação imediata é uma ação implementada para corrigir a não conformidade identificada. Este tipo de ação pode ser implementada imediatamente, pois atua sobre o efeito e não sobre a causa raiz.
A análise de causa-raiz é um processo de investigação que identifica a origem da não conformidade. Para isso deve-se buscar através de ferramentas da qualidade a origem da não conformidade.
Uma vez identificada a causa raiz, ações cabíveis para eliminar ou mitigar a causa da não conformidade devem ser adotadas.
Uma vez eliminada a não conformidade deve-se analisar criticamente a eficácia de qualquer ação corretiva tomada, atualizar a planilha de risco e oportunidades e realizar mudanças no sistema de gestão, se necessário.
Assim, por meio das várias ações tomadas, tem-se uma evolução do sistema de gestão e a organização estará sempre em busca da melhoria contínua.
ASSINAR NEWSLETTER
Posts recentes
Comentários
- Maycon Bitencourt em Microbiologia de Alimentos
- Karinna Romeiro Maia em Auditor Interno ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017
- Vinicius Alexandre Meredyk em ABNT NBR ISO/IEC 17025
- Daví Kronhardt em Gestão da Calibração
- Claudia Jemima Passos Pinto em Microbiologia de Alimentos
0 respostas em "ISO 9001:2015 Tratamento de não conformidade"