As normas de sistema de gestão ISO estão entre os documentos mais amplamente utilizados e reconhecidos de todos os publicados pela ISO. Eles incluem normas como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e ISO 50001, que se aplicam à gestão da qualidade, gestão ambiental, gestão de saúde e segurança no trabalho e gestão de energia, respectivamente. Atualmente existem mais de 80 normas de sistemas de gestão.
Um dos princípios fundamentais é que todas as normas podem trabalhar juntas. Aquelas organizações já usam uma das normas de sistema de gestão em uma parte de seus negócios e estão pensando em implementar outras em outras áreas, descobrirão que o processo poderá ser feito da forma mais intuitiva possível. Isso é graças à estrutura harmonizada, o conceito de que as normas sistemas de gestão são estruturadas da mesma forma, independentemente do domínio de aplicação. Os usuários que estão familiarizados com uma norma de sistema de gestão se sentirão imediatamente à vontade com outra, mesmo ao utilizá-la pela primeira vez.
Anexo SL: Mais do que uma estrutura compartilhada
Além de serem dispostas da mesma forma, existem algumas partes de uma norma onde o texto idêntico pode ser usado. Isso melhora a coerência e o reconhecimento, simplifica o uso e é definido no chamado Anexo SL (Standard Language). Isso significa que, além de ter a mesma estrutura, as normas de sistema de gestão podem conter muitos dos mesmos termos e definições. Isso é particularmente útil para as organizações que optam por operar um sistema de gestão único (às vezes chamado de integrado) que pode atender aos requisitos de duas ou mais normas de sistemas de gestão usadas simultaneamente.
O Anexo SL desempenha um papel fundamental na interoperabilidade e facilidade de uso das normas para inúmeros usuários de normas de sistemas de gestão ISO em todo o mundo.
0 respostas em "Hamonização da Estrutura das Normas de Sistema de Gestão"